sexta-feira, 28 de maio de 2010

Antonio López García



Antonio López García



1936




Antonio López García nasceu em 1936 em Tomelloso, Ciudad Real. Seus pais eram lavradores abastados e ele, era o mais velho de quatro irmãos. Não continuou com o ofício familiar, já que desde jovem demonstrou um grande talento para o desenho, pelo que seu tio Antonio López Torres, um pintor local de paisagens, o animou a dedicar-se a à pintura.
A primeira formação, recebeu-a de seu tio, e em 1949 instala-se em Madrid para preparar o ingresso na Escola de Belas Artes de San Fernando em Madrid. Ali estuda pintura entre 1950 e 1955, coincidindo com diversos artistas com quem formou um grupo realista.
Ao acabar os estudos viaja para Itália com uma bolsa do Ministério de Educação Nacional.
A sua actividade transcorre entre Tomelloso e Madrid até ao ano de 1960. Em 1961 casa-se com Maria Moreno, também pintora, e tem duas filhas, Maria e Carmen. Entre 1964 e 1969 dá aulas como professor encarregado da disciplina de Preparatorio de Colorido na Escola de Belas Artes de San Fernando.
O seu interesse pela solidez plástica e pelas composições precisas, faz com que se sinta atraído por Cézanne e pelo cubismo em temas relacionados com o seu meio familiar em Tomelloso. Por exemplo, Mujeres mirando los aviones (1954).
A obra de Salvador Dalí exerceu nele uma destacada influência, tomando o gosto pela realidade e o predomínio do desenho sobre a pintura. A partir de 1957, sua obra apresentará um certo ar surrealista.
Trabalha nesta linha do fantástico até 1964, um exemplo é Atocha, finalizada nesse mesmo ano.
Mas desde 1960, cada vez são menos os quadros em que recorre a esses mecanismos, mostrando mais interesse pela fidelidade na representação. Sente predilecção pelos temas mais próximos, as cenas caseiras, as imagens de sua família, de sua mulher e suas duas filhas. Os objectos e os acontecimentos da vida quotidiana serão os protagonistas de seus quadros e tratá-los-á com um enorme detalhismo fotográfico. Em sua produção também abundam as vistas de Madrid e os elementos colhidos na própria natureza.
Alguns exemplos são Los novios, Taza de water y ventana, Cuarto de baño, Membrillos y granados, Madrid desde Torres Blancas o La Gran Vía.
Outras obras são Antonio y Carmen, Carmencita de comunión, Mari en Embajadores, La parra, La alacena, Casa de Antonio López Torres, Cuarto en Tomelloso, El jardín de atrás, Calle de Santa Rita, Madrid desde el Cerro del tío Pió, Madrid Sur e El campo del Moro.
Pinta com grande lentidão, de forma meditada, buscando a essência do objecto representado. Seus quadros desenvolvem-se ao longo de vários anos, retocando-os numa infinidade de ocasiões até que os considera definitivamente acabados.
Antonio López expressa assim a sua forma de pintar: "Uma obra nunca se acaba, somente se chega ao limite das próprias possibilidades" ou "Quando estás pintando por exemplo uma rua, o que estás vendo é tão extraordinariamente impressionante que a mim, custa-me muitíssimo, transportar para a tela uma parte do que vejo. Isso é o que me faz tardar tanto. Eu não posso resolver todo esse espectáculo com rapidez"
A sua obra abarca desde o pictórico até o escultórico. Suas esculturas são de grande realismo, como por exemplo Hombre y mujer.
Antonio López é um dos representantes do realismo contemporáneo español. Sua obra caracteriza-se por um sentido investigador da realidade e está considerado como o padre de la escuela hiperrealista madrileña. O seu estilo tem influenciado numerosos artistas como Toral ou Villaseñor.
No ano 1985 foi galardoado com o Prémio Príncipe de Astúrias e em Janeiro de 1993 foi nomeado membro da Real Academia de San Fernando.
O director de cinema Víctor Erice filmou em 1992 El sol del membrillo, nele se recolhe todo o processo criativo do artista enquanto pinta um marmeleiro no pátio de sua casa.
Fonte: http://www.arteespana.com/antoniolopezgarcia.htm
Almendro

Gran Via

Atocha

Escultura

Lavatório e espelho

Nevera

Membrillo
Veja mais obras deste artista em
 http://www.ciudadpintura.com/

1 comentário:

  1. sem duvidas é um artista indo e voltando. parabens a spana por sua grande sumidade que tbm é nosso.

    ResponderEliminar