sábado, 15 de maio de 2010

Giuseppe Arcimboldo









GIUSEPPE ARCIMBOLDO

1527 - 1593










Giuseppe Arcimboldo, nasce em 1527 em Milão, filho de Biagio Arcimboldo (pintor) e de Chiara Parisi.
Em 1949 a 24 de Dezembro os registos das oficinas da Catedral de Milão mencionam o nome de Arcimboldo, como um dos ajudantes de seu pai.
Em 1558 Arcimbolo termina o seu trabalho na Catedral de Milão e faz esboços para vitrais destinados à Catedral de Como.
Em 1562 Arcimboldo muda-se para Viena, onde se torna o pintor favorito da corte. É designado retratista oficial da corte e copista, realizando simultaneamente vários cenários para o teatro imperial. (Praga era no século XVI, principalmente por causa de Rodolfo II, um dos maiores centros culturais da Europa, de intensa e diversa actividade cultural e científica).
Em 1580 Rudolfo II atribui um título de nobreza à família de Arcimboldo.
Em 1587 depois de passar 26 anos nas Cortes de Viena e Praga Arcimboldo volta para Milão. Em reconhecimento dos seus serviços, o artista recebe do Imperador 1500 florins
Em 1593 a 11 de Julho Giuseppe Srcimboldo morre em Milão, com cerca de 66 anos, devido a “retenção de urina e pedras nos rins”.

Giuseppe Arcimboldo, não foi só estimado como um pintor conhecedor da arte, e organizador de grandes torneios e eventos culturais, mas também como cientista e engenheiro.

Embora muitíssimo famoso enquanto vivo, após a sua morte, depressa cai no esquecimento. Nos séculos XVII e XVIII quase não se lhe fez menção, e só em 1885 foi publicado um tratado por Dr. Carlo Casati, intitulado Giuseppe Arcimboldi, pittore milanese, em que o artista é principalmente, considerado pintor de retratos.

Fontes: ARCIMBOLDO, por Werner Kriegeskorte (TASCHEN)
            WIKIPEDIA

Para ver a vida e obra deste artista clique aqui

2 comentários:

  1. MUITO BOM MAIS NAO TINHA O MOVIMENTO ESTETICO DA EPOCAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é falta o movimento estetico :\ mas fora isso o texto esta muito bom

      Eliminar