sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Ferraz de Almeida Júnior









Almeida Júnior
1850-1899







José Ferraz de Almeida Júnior nasceu no município de Itu, Brasil a 8 de Maio de 1850, e morreu em Piracicaba a 13 de Novembro de 1899. Foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. Almeida Júnior destacou-se na sua cidade natal como artista precoce
A sua biografia é até hoje objecto de estudo, sendo de especial interesse as histórias e lendas relativas às circunstâncias que levaram ao seu assassinato. Almeida Júnior morreu apunhalado, vítima de um crime passional. O Dia do Artista Plástico brasileiro é comemorado a 8 de Maio, data de nascimento do pintor.
Em 1876, durante uma viagem ao interior paulista, o Imperador D. Pedro II, impressionado com o seu trabalho, ofereceu pessoalmente a Almeida Júnior o custeio de uma viagem à Europa, para aperfeiçoar os estudos. No ano seguinte, um decreto de 23 de Março da Mordomia da Casa Imperial abriu um crédito de 300 francos mensais para que o pintor fosse estudar em Roma ou Paris. Em 4 de Novembro de 1876, Almeida Júnior embarca no navio Panamá rumo a França, fixando residência no bairro parisiense de Montmartre.
Em 1884, o pintor recebe o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa, concedido pelo governo imperial.
José Ferraz de Almeida Júnior morreu precocemente, aos 49 anos, em 13 de Novembro de 1899. Foi apunhalado em frente ao Hotel Central de Piracicaba, hoje já demolido, por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve um relacionamento secreto por vários anos.
Caipira Picando Fumo

Descanso do modelo

Leitura

Pescando
Fonte: wikipedia
José Ferraz de Almeida Júnior é considerado o mais brasileiro dos pintores do século XIX. A sua obra aborda pela primeira vez na arte, uma temática regionalista e social. O trabalho de Almeida Júnior, juntamente com a obra  do Aleijadinho e de Tarsila, forma um triângulo que sustenta todo o ideal nacional de uma arte genuinamente brasileira.

veja mais obras deste artista em: pinacoteca.org.br

3 comentários: