domingo, 16 de janeiro de 2011


 Pablo Picasso, pintor espanhol (1881-1973) 

Les Demoiselles d’Avignon, 1907
Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm
MoNA, Nova Iorque

Esta célebre pintura é hoje considerada uma das mais importantes da História da Arte. Porém, durante quase 30 anos só alguns amigos de Picasso a conheciam e poucas vezes foi exibida até ser comprada pelo MoNA de Nova Iorque em 1938.
Com esta pintura Pablo Picasso cortou com o seu próprio passado, com todas as tradições da Arte Ocidental, impôs-se como líder inquestionável da vanguarda e imediatamente se lançou num impressionante período criativo e profundamente influente.
O título da obra, - não foi Picasso que o escolheu, nem gostava dele – foi dado alguns mais tarde e não se refere à cidade francesa de Avignon, mas sim a um bordel de Barcelona situado na Rua d’Avinyó (Carrer d’Avinyó).
Fonte: Guias Essenciais Arte – Civilização Editora

2 comentários:

  1. Picasso,con este pintor tan admirado me pasa algo singular:unas obras me gustan muchísimo y otras nada.Mi favorita es la del"Viejo guitarrista ciego".
    Parabens!.

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabel, obrigada por me visitar.
    Devo confessar, que comigo se passa o mesmo, há obras que não me dizem nada, mas aprendi a gostar dele e acho que merece o lugar que ocupa na história da arte.
    Tudo de bom para si.
    Antónia

    ResponderEliminar