domingo, 15 de maio de 2011

Beatrix Potter








Beatrix Potter
1866-1943








Beatrix Potter nasceu  em, Londres, no dia 28 de Julho de 1866, numa família da alta burguesia , ligada ao comércio de algodão.  Beatrix Potter não frequentou a escolar, mas recebeu em casa  uma educação vitoriana.
Beatrix tinha um irmão, Bertram seis anos mais novo e quando este foi estudar fora, Beatrix, uma menina tímida, reservada e solitária, tinha apenas como companhia os seus animais de estimação. Ela gostava de observar o comportamento deles e começou a desenhá-los. Nas férias de verão, viajava com a família para o campo, primeiro para a Escócia e, mais tarde, para lake District, na Grã-Bretanha. Beatrix aprendeu a apreciar a natureza de perto e, mais tarde estudou arte e história natural.
Na adolescência, Beatrix Potter começou a escrever um diário secreto, em código. Quinze anos após a sua morte, o código pôde ser decifrado. Foi publicado em inglês, sob o título de "Beatrix Potter: A Journal".
O pai de Beatrix, Rupert William Potter (1832-1914), embora fosse advogado, seguia o comportamento dos homens abastados da sua época: raramente exercia a profissão e passava os seus dias em clubes de cavalheiros. Sua mãe, Helen Potter Leech (1839-1932), filha de um comerciante do algodão, embora gostasse de pintura, dedicava-se a cultivar novas relações sociais. A família mantinha-se com a renda herdada dos avós de Beatrix.
Beatrix Potter procurou várias editoras para publicar os seus livros. Fez setenta tentativas e sessenta e nove falharam. A sua carreira como escritora e ilustradora infantil começou quando A História do Pedro Coelho foi publicada por Frederick Warne em 1902. Em 1905, com o dinheiro que ganhou, comprou a sua primeira propriedade em Lake Districk, uma herdade chamada Hill Top, na cidade de Near Sawrey. A herdade e seus arredores começaram a aparecer nas suas histórias.
Beatrix foi uma mulher solteira por muito tempo. Sua mãe pressionava-a para que se casasse, pois não aprovava que a filha se sustentasse com a venda dos livros que escrevia e ilustrava. Norman, o mais novo dos irmãos Warne, foi o responsável pela publicação inicial dos livros de Beatrix. Em 1905 Norman pediu Beatrix em casamento, o que foi alegremente aceite por ela. O noivado foi mantido em segredo pois a família de Beatrix Potter desaprovava um noivo que vivia da sua profissão de editor, por considerá-lo de classe inferior. Tragicamente, a 25 de agosto de 1905, um mês depois do pedido, Norman morreu de anemia, quando tinha 37 anos. Isso deixou Beatrix devastada, mas ela fez o máximo para superar esse momento difícil, trabalhando ainda mais do que o costume.
Em 1913, aos quarenta e sete anos, Beatrix casou-se com William Heelis, um procurador local, e foi morar em Near Sawrey. Ela passou a desenhar e a escrever menos, dedicando-se às atividades da herdade, à criação de carneiros e a comprar muitas terras em Lakeland, para preservá-las. Quando Beatrix Potter morreu, a 22 de Dezembro de 1943, deixou mais de 4.000 acres (acre = 0,404687 hectar) e 15 propriedades para o National Trust, uma organização destinada a preservar lugares de interesse histórico ou de grande beleza.

Fonte: Wikipedia.org (tradução livre)



Beatrix Potter é  uma das mais admiradas  ilustradora de contos infantis e da  natureza.
Aqui ficam algumas das suas obras.





























































Sem comentários:

Enviar um comentário