terça-feira, 7 de junho de 2011

Donato Bramante
1444-1514

Donato Bramante, cujo nome de baptismo era Donato di Angelo del Pasciuccio, também chamado de Donato de Urbino, nasceu em 1444 em Fermignano, perto de Urbino e morreu em Roma em 1514.
Donato Bramante é conhecido antes de mais como fundador do estilo de arquitectura do Alto Renascimento italiano, mas também é famoso como pintor. Na verdade, a sua primeira formação foi como pintor, possivelmente sob a tutela de mestres do norte de Itália. Na década de 60 do século XV, trabalhou na corte de Urbino, onde pode ter conhecido Piero della Francesca. Foi também aqui que Luciano Laurana o introduziu na arquitectura, Bramante foi influenciado pelas obras de Andrea Mantegna, do escultor Donatello (1386-1466) e do arquitecto e teórico de arte Leon Batista Alberti (1404-1472). Na viragem do século mudou-se para a Lombardia e mais tarde para Milão. A princípio trabalhou como pintor e depois como arquitecto para o Duque Sforza. Em 1499, foi para Roma, entrando ao serviço do Papa Júlio (1443-1513) em 1503. Aqui iniciou a construção da Basílica de São Pedro, de acordo com os seus projectos. Conseguiu desenvolver completamente uma nova interpretação da Antiguidade, na qual a harmonia e a luz encontram expressão ideal. Além das suas obras de arte, Bramante deixou ainda , importantes escritos teóricos e a sua obra exerce uma notável influência sobre a obra de Michelangelo e até de Rafael.

 Cristo na Coluna, 1480-81
Têmpera sobre madeira, 93 x 62 cm
Pinacoteca di Brera, Milão Itália
Bramante pintou este painel para a Abadia de Chiara, perto de Milão. A sua representação do corpo de Christo tem uma geometria monumental, parecendo talhado num pedaço de mármore. O uso da luz e da sombra, para efeitos estéticos, por parte de Bramante também é notável.

Fonte: 1000 Obras Primas da Pintura Europeia (DINALIVRO)

Sem comentários:

Enviar um comentário