terça-feira, 9 de abril de 2013

Wilhelm Leibl




Wilhelm Leibl
1844-1900

Retratista alemão  e pintor de género




Wilhelm Leibl nasceu a 23 de Outubro de 1844, em Colónia, onde seu pai era diretor de música na catedral. Em 1861, começou a estudar sob a direção de um pintor da cidade, e três anos mais tarde foi para a Academia de Munique. De 1806 a 1869, fez vários estudos sob a direção de outros pintores. Expôs então, pela primeira vez, em Munique. A sua obra dos primeiros tempos era fortemente influenciada pela pintura holandesa. Escolheu temas da vida quotidiana, que tratou sem qualquer vislumbre de sentimentalismo ou romantismo típicos da arte contemporânea alemã.
Em 1869, Leibl viveu durante nove meses em Paris, trabalhando com Gustave Coubert, assim fortalecendo a sua inclinação para o realismo. A guerra franco-prussiana obrigou-o a regressar à Alemanha. Em 1870, foi-lhe atribuída a medalha de ouro de Paris pelo seu Retrato de Frau Gedon, no qual a influência de Rembrandt é claramente discernível.
Permaneceu em Munique de 1870 a 1873, morou depois em pequenas aldeias da Baviera, vivendo tal como os seus vizinhos camponeses e pintando cenas à sua volta. Encarava os seus temas com grande realismo e nenhum pormenor escapava à sua habilidade de desenhador cuidadoso e perfeito. Este elemento da sua obra madura viria a influenciar os novos objectivos dos anos 20, principalmente os estudos de figuras e desenhos de retratos.
De 1878 a 1881, Leibl construiu a sua casa na cidade bávara de Berbling, onde pintou Três Mulheres na Igreja.  Mudou-se para Aibling, e depois, em 1892, para Kutterling. Morreu em Wurzgurg, a 4 de Dezembro de 1900. Embora os seus temas tenham permanecido até ao fim isentos de qualquer traço de idealismo romântico, nos seus últimos anos a arte holandesa deixou de ter qualquer influência sobre ele. Criou uma espécie de impressionismo pessoal, caracterizado por uma técnica mais forte, embora sempre delicada.

Casamento desigual, 1877

 A Fiandeira, 1892
Óleo sobre tela, 64 x 74 cm
Museu de Belas Artes de Leipzig

 Retrato de Frau Gedon

 Os críticos

Três Mulheres na Igreja

2 comentários:

  1. Antonia, interesantes obras e interesante pintor. Muchas gracias por ilustrarnos. Besos.

    ResponderEliminar
  2. Antónia, grazas pola tua benvida. Vexo que o teu blog segue a estar cheo de coñecementos.Grazas por compartilos. Un abrazo.

    ResponderEliminar