segunda-feira, 6 de junho de 2011

Paris Bordone
1500-1571

Paris Bordone nasceu em Treviso, Itália em 1500 e morreu em Veneza em 1571. É um representante típico dos últimos tempos do Renascimento em Veneza. Sabe-se que viveu na cidade a partir de 1518. Foi provavelmente aluno de Ticiano, que se manteve como uma grande influência no seu trabalho ao longo de toda a vida criativa do pintor. Giorgione e Lorenzo Lotto foram também fontes de inspiração.
Bordone cedo se tornou conhecido como pintor de retratos e recebeu inúmeras encomendas no país e no estrangeiro. Trabalhou para a rica família Fugger em Augsburg no ano de 1540, e trabalhou para a corte de França em 1559.
Além dos retratos Bordone pintou também obras mitológicas e religiosas, peças para altar e frescos.

 Retrato de Mulher, 1530
Óleo sobre tela, 106 x 82 cm
Gallerie degli Uffizi, Florença
Este retrato da colecção do Cardeal Leopoldo de Medici, diz-se representar a ama de leite da família. Como noutros retratos de Bordone, a influência de Ticiano pode ser sentida especialmente na modelaçãoo dos traços do rosto e no tratamento de cor do vestido da mulher.

Amantes Venezianos, 1520-1530
Óleo sobre tela, 95 x 80 cm
Pinacoteca di Brera, Milão
Esta é uma das pinturas mais conhecidas de Bordone. A relação afectuosa deste casal confere à pintura uma sensualidade contida que lembra certas obras de Giorgione. Qualquer elemento mais efusivo é, no entanto, substituído pelo estilo de um idílio burguês. A requintada sensibilidade é também típica desta fase da carreira de Bordone.

 São Jorge lutando contra o Dragão.
Óleo sobre madeira, 290 x 189 cm
Pinacoteca Apostólica Vaticana, Vaticano
Este retábulo, originalmente concebido para a igreja franciscana de São Jorge em Noale (Treviso), é uma das maiores obras de Bordone. Como na maioria das representações contemporâneas do tema, o soldado e mártir cristão é mostrado no papel mitológico de matador do dragão. Segundo a lenda, São Jorge salvou deste monstro uma bela princesa.

 Venus, Flora, Mars and Cupido, 1550
Óleo sobre tela, 108 x 129
Hermitage Museum,

 Estudo de Figura de homen nu, 1530
Gis preto e branco sobre papel, 34,50 x 24,50
Musée Paul Dupuy, Toulouse, France

Fonte: 1000 Obras Primas da Pintura Europeia (DINALIVRO)

2 comentários:

  1. Uma leitura interessante, gostei!

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Procurando por São Jorge, encontrei teu blog. Maravilhosooooo!! Parabéns. Abraços.

    ResponderEliminar