Gino Severini
1883-1966
Gino Severini nasceu em Cortona, Itália a 7 de Abril de 1883.
Em 1899 foi para Roma, a fim de frquentar aulas nocturnas na Villa Medici. Depois de um encontro decisivo com Giacomo Balla e Umberto Boccioni, começou a trabalhar como artista em 1901. Balla apresentou-o à técnica da cor dos Neo-Impressionistas. Gino Severini mudou-se para Paris em 1906, onde estudou os Impressionistas, fascinou-se pelas pinturas de Seurat e conheceu Signac. Além de Modigliani, Picasso, Braque e Gris, conheceu também vários poetas e pensadores bem conhecidos do seu tempo. Marinetti e Boccioni convidaram-no a juntar-se ao Movimento Futurista. A 11 de Fevereiro de 1910, Severini assinou o ‘Manifesto do Futurismo’, tornando-se assim um dos co-fundadores deste estilo.
Severini expôs em 1912 nas exposições Futuristas de Paris, Londres e Berlim e desenvolveu relações entre Itália e França, tornando-se um dos principais canais entre os seus colegas italianos e os novos desenvolvimentos na capital francesa.
Entre 1924 e 1935, foram-lhe encomendados numerosos murais e mosaicos. Viveu uma vida excitante entre Roma e Paris e publicou textos teóricos e livros sobre arte. Severini foi galardoado com o Grande Prémio do Bienal em Veneza em 1950.
Morreu em Paris a 26 de Fevereiro de 1966.
Sem comentários:
Enviar um comentário