domingo, 30 de dezembro de 2012

John James Audubon



John James Audubon
1785-1851

Americano de origem Francesa




John James Audubon nasceu a 26 de Abril de 1785 em Les Cayes , Ilha de S Domingos (hoje Haiti) Era filho ilegítimo de Jean Audubon, capitão da marinha francesa e agente de uma empresa comercial sediada em Nantes, sua mãe Jeane Rabin francesa, descendente de crioulos morreu pouco depois do seu nascimento.
Em 1789 John viaja com seu pai para Paris, tendo sido acolhido pela mulher deste como se fosse seu próprio filho.
Desde muito novo começa a observar e a desenhar aves e em 1802 tem lições de desenho com o famoso pintor Jacques-Louis David, durante seis meses.
Em 1803 com a idade de 18 anos John Audubon regressa a América, a Philadelphia onde seu pai possuía terras. Aí, John começa a estudar a natureza e desenhar com afinco especialmente aves.
Após uma discussão com o administrador das terras de seu pai, que o considerava incapaz para qualquer tipo de trabalho prático, Audubon volta para França onde trabalha por algum tempo na marinha francesa, mas em 1806 volta novamente para a América onde trabalha numa retrosaria em Kentucky. Em 1808 casa com Lucy Bakewell. Pouco tempo depois conhece Alexander Wilson, ornitólogo americano, que também tinha grandes planos para um trabalho sobre as aves da América.
Audubon torna-se cidadão americano em 1812.
A carreira de Audubon como homem de negócios acabou em 1819, quando passou algum tempo na prisão, na sequência de dívidas por falência.
Em 1920 Audubon muda-se com a família para Cincinnati e mais tarde para New Orleans, onde ganhava a vida como professor de dança e de esgrima e como retratista, enquanto a sua mulher trabalhava como governanta.
Audubon nunca abandonou o sonho de criança, estudou e desenhou as aves como ninguém. O seu livro “The Birds of America” (1827-1839), é considerado um dos melhores trabalhos ornitológicos já concluídos
































Sem comentários:

Enviar um comentário