segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Georges Braque


Maison de L'Estaque

Georges Braque nasceu em Argenteuil-sur-Seine, França a 13 de Maio de 1882, e morreu em Paris a 31 de Agosto de 1963 com 81 anos de idade.

Georges Braque era filho e neto de pintores. Foi criado em Le Havre e, ali, estudou na École des Beaux-Arts de 1897 a 1899. Mudou-se para Paris e estudou com um mestre decorador em 1901.
Inicialmente o seu estilo era impressionista. Entre 1902 e 1904, foi aluno da Academie Humbert, também em Paris.
Em 1907, depois de alguns meses em Antuérpia, participou na exposição do Salão dos Independentes (Paris), apresentando obras próximas do fauvismo.
Fez a sua primeira exposição individual em 1908. No ano seguinte, trabalhou com Picasso no desenvolvimento do cubismo.
Em 1911, casou-se com Marcelle Lapré. Em 1912, Braque e Picasso começaram a incorporar nas suas pinturas a técnica da colagem. A parceria duraria até 1914, quando começou a Primeira Guerra Mundial e Braque partiu para a frente de batalha, onde foi ferido em combate em 1915.
Após a guerra, a obra de Braque foi adquirindo liberdade, tornando-se menos esquemática. Em 1922, expôs no Salão de Outono (Paris), o que lhe rendeu fama. Fez ainda a cenografia para dois "ballets" de Sergei Diaghilev.
Em 1930, comprou uma casa de campo em Varengeville, na Normandia, onde passou a morar boa parte do tempo
Em 1933, Braque realizou a primeira retrospectiva de peso, num museu da Basileia (Suíça). Quatro anos depois, ganhou o primeiro prêmio na mostra Carnegie International, em Pittsburgh (EUA).
Durante a Segunda Guerra Mundial, recolheu-se a Varengeville e trabalhou com litogravura, gravura em metal e escultura.
A partir do fim da década de 1940, pintou pássaros e paisagens. Em 1954, desenhou os vitrais da igreja de Varengeville e, em 1958, participou da Bienal de Veneza, que lhe dedicou uma sala especial.
Nos últimos anos de vida, mesmo com problemas de saúde, Georges Braque continuou actuante, dedicando-se à pintura, à litografia e à joalheria.

Braque definiu assim o seu trabalho: "Amo a regra que corrige a emoção. Amo a emoção que corrige a regra".

Juntamente com Pablo Picasso, Georges Braque inventou o cubismo, revolucionando a pintura.

Sem comentários:

Enviar um comentário