segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Juan Gris


Retrato de Pablo Picasso por Juan Gris

Juan Gris (Pintor espanhol) nasceu a 23 de Março de 1887 em Madri e morreu a 11 de Maio de 1927 em Boulogne-sur-Seine, França.


Seu nome de nascimento era José Victoriano Gonzáles Pérez.

Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético.

Iniciou a sua formação ingressando na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando. Após este período tornou-se aluno do pintor José Moreno Carbonero, começando também a ilustrar algumas revistas modernistas de poesia da época.

No ano de 1906, mudou-se para Paris, a "cidade-luz", centro mundial das artes. Ali conhece artistas como Guillaume Apollinaire, André Salmon, Max Jacob e, o que mais o marcou e influenciou, Pablo Picasso. Através deste último, conhece também Georges Braque.

Em 1911, apresentou as suas primeiras obras cubistas, que, pela vontade de geometrização das formas patenteada, pela multiplicação dos pontos de vista e pela incorporação de elementos tipográficos, se distanciaram tanto do estilo de Picasso como do de Braque.

Em 1912, passou, finalmente, a integrar o movimento cubista, tornando-se assim, conhecido em todo o mundo. Celebrou também, a sua primeira exposição individual, realizada na Galeria Sagot.

Continuou a expôr nas melhores galerias de arte, até 1927, ano em que faleceu, com 40 anos de idade.


Juan Gris - Natureza morta

Mais obras deste artista em www.ricci-arte.biz/pt/Juan-Gris.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário