domingo, 22 de agosto de 2010

Frans Hals








Frans Hals
1581/5-1666








Frans Hals Nasceu entre 1581 e 1585, em Antuérpia, Flandres, filho de um fabricante de panos, seguidamente a família muda-se para Haarlem, Países Baixos, cidade onde viveu até à sua morte em Agosto de 1666.
Estuda em Haarlem com Van Mander (1548-1606). Embora inserido na escola holandesa do barroco, Frans Hals, é dono de um estilo e de uma técnica precursora do impressionismo, foi também o verdadeiro criador do retrato de grupo em pintura.
Em 1612, casa com Annetje Harmensdochter Abeel, de quem tem dois filhos, ficando viúvo em 1615.
Casa-se de novo com Lysbeth Reyniers em 1617, que lhe dá oito filhos.
Frans Hals e Rembrandt foram contemporâneos, ambos consumados retratistas, mas com abordagens muito diferentes. Enquanto Rembrandt é discreto e introspectivo, os modelos de Hals explodem com frequência de vitalidade e de encanto evidente. Têm chamado de Arte “Agradável” aos seus retratos, mas a vida de Hals pelo contrário, nada teve de agradável. Com dez filhos para alimentar e mal pago pelos clientes, as muitas encomendas não conseguiram poupá-lo a uma velhice de pobreza. Em 1654, devido à pressão dos credores, os seus bens foram vendidos em leilão.
No seu tempo, Hals não teve rival como pintor de grupos. Nessa altura, sem pedidos para decorar interiores, nem pinturas religiosas, os artistas holandeses tinham de conseguir encomendas para retratos. Da insolência de Banquete dos Oficiais da Guarda Cívica de São Jorge até ao aspecto delicado de As Regentes do Asilo para Velhos de Haarlem, Hals ficou famoso pela retratação rigorosa de cada membro.

Banquete dos Oficiais da Guarda Cívica de São Jorge
Óleo sobre tela, 197 x 157,5 cm

As Regentes do Asilo de Velhos de Haarlem
Óleo sobre tela, 170,5 x 249,5 cm

Sem esboços nem desenhos preparatórios, provavelmente recorria à óptica para marcar as feições na tela, ao mesmo tempo que transmitia espontaneidade através das poses apuradas do corpo.

Retrato de Sara Andriesch Hessix (1626)
A eminentemente respeitável Sara Hessix foi retratada por ocasião do 40º. aniversário do seu casamento.

No retrato do filósofo René Descartes e em a Cigana, pode-se ver a sua pintura livre e solta, de largas pinceladas, que inovou a arte na sua época.


Fonte: Livro 100 Grandes Artistas (CL)

1 comentário:

  1. .....pesquisa realizada com sucesso......adorei tudo...os obras, as cores....o texto esta otimo parabéns.....

    ResponderEliminar