quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Adriaen Brouwer




Adriaen Brouwer
1505/6-1638
Fundador da escola de «motivos populares» nos Países Baixos




Adriaen Brouwer nasceu em Oudenaarde, na Flandres, em 1605 ou 1606, no seio duma família pobre. Provavelmente foi do pai, desenhador de tapeçarias, que recebeu a primeira instrução, dele herdando também o interesse pelo desenho.
Em 1622, Brouwer foi para Antuérpia, onde se treinou como pintor. Os seus primeiros trabalhos devem ter sido baseados nas cenas de aldeia de Pieter Bruegel. Em 1625, foi para Haarlem, e daí para Amsterdão. Em Haarlem conheceu Frans Hals e trabalhou no seu estúdio, ao mesmo tempo que Adriaen van Ostade. Ostade e Brouwer fundaram a escola de «motivos populares» na pintura holandesa, tendo tido grande influência nos pintores de género holandeses e flamengos, especialmente em Jan Steen e David Teniers, o Novo.
Típicas da arte de Brouwer são as cenas de taberna, com os seus divertimentos rústicos. A delicadeza de cores e a liberdade de movimentação compensam a grosseria dos assuntos. Brouwer pintou também inúmeras paisagens.
Cerca de 1632, Brouwer regressou a Antuérpia, onde fez parte da Guilda dos Pintores, tendo sido influenciado por Peter Rubens, principalmente no uso das cores.
Em 1633, foi preso pelos espanhóis como espião. O padeiro da prisão, Joos van Craesbeeck, tornou-se seu discípulo e imitador.
Brouwer morreu com trinta e três anos à porta de uma taberna em Amsterdão.

Camponês Adormecido
Óleo sobre Madeira 28 x 37 cm

A Operação
Óleo sobre madeira 31,1 x 40 cm

Retrato de Homem
Óleo sobre madeira 47 x 35 cm

Jan Davidsz Heem
Óleo sobre tela 24x 19 cm
Mais obras deste artista em artrenewal e commons wikimedia
Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Pintura, Desenho e Escultura (Grolier, Lda.) - 7ª. Edição - 1979



Sem comentários:

Enviar um comentário