quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Eva Gonzalès








Eva Gonzalès
1849-1883








Eva Gonzalès pintora impressionista, nasce em Paris a 19 de Abril de 1849 e morre na mesma cidade a 5 de Maio de 1883.
Filha do  escritor espanhol naturalizado francês, Enmanuel Gonzalès,cresceu numa casa que era local de encontro para os críticos e escritores.
Começa a estudar pintura e desenho aos 16 anos com o retratista de sociedade Charles Chaplin, que dirigia um estúdio para as mulheres, e que também foi profesor de Mary Cassat. Mais tarde será discípula de Édouard Manet, em cujo estúdio será modelo e aluna. A influência de Manet na sua pintura é visível até 1872, depois o seu estilo torna-se mais pessoal.
Em 1879 casa-se com um dos irmãos do gravador Henri Guerard, desta relação, nasce em 1883, a sua filha Julie, e Eva Gonzales morre no parto, 5 dias depois da morte do seu mestre Manet.

Em 1885, uma retrospectiva de 88 trabalhos foi realizada nos Salões de La Vie Moderne. Embora o seu trabalho tenha sido aclamado por varios críticos de arte, a exposição não atraiu multidões, e poucos dos seus quadros foram vendidos no leilão realizado logo a seguir, no Drouet Hotel em Paris.
A morte inesperada de Eva Gonzalés, e a subsequente dispersão dos seus quadros em leilão, não nos deixam conhecer todas as suas obras.

Em Fevereiro de 2008 o Museu Schirn de Frankfort inaugurou uma exposição com a obra de Eva Gonzalès e outras três pintoras impresionistas, as francesas Berthe Morisot e Marie Bracquemond e a americana Mary Cassatt.
Sapatilhas, 1879-1880
O Camarote
Acordar
Chá da tarde no terraço
Mulher de branco
Rosas

Sem comentários:

Enviar um comentário