sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Expressionismo Abstracto

«Só estamos de acordo quanto a discordar.» De acordo com Irving Sandler, escritor e observador da cena artística, este era o lema não escrito do grupo descomprometido de artistas em Nova Iorque nas décadas de 1940 e 1950, normalmente conhecidos por «Expressionistas Abstractos» ou «a primeira geração da New York School». Contudo, os artistas que normalmente se considera terem pertencido a esta escola, resistem a serem rotulados desta forma, receando que as suas muito diferentes visões sobre a arte e produção estética fossem sufocadas, se restringidas a uma única descrição estilística ou nomenclatura de grupo.
O Expressionismo abstracto foi um movimento artístico com origem nos Estados Unidos da América. Foi o primeiro movimento especificamente americano a atingir influência mundial e também o que colocou Nova Iorque no centro do mundo artístico. (posição anteriormente  exercida por Paris).

Arshile Gorky (1904-1948), Virginia Landscape, 1944
Graphite and wax Crayon on wove paper, 55,8 x 76,2 cm
National Gallery of Art, Ailsa Mellon Bruce Fund

Hans Hofmann (1880-1966), Song of the Nightingale, 1964
Óleo sobre tela, 213.4 x 182.9 cm
Colecção Particular

A Chama, de Jackson Pollock (1912-1956)
Óleo sobre tela, 51,1 x 76,2 cm
MoMA, Nova Iorque, Estados Unidos

Bacanal de Hans Hofmann (1880-1966)
Óleo sobre Cartão, 162,6 x 121,9 cm
Colecção Particular

Ciclopes, de William Baziotes (1912-1963)
Óleo sobre tela, 121,9 x 101,6 cm
The Art Institute of Chicago, EUA

Onement I, de Barnett Newman (1905-1970)
Óleo sobre tela, 69,2 x 41,2 cm
MoMA, Nova Iorque

Sem Título, da série "little Images", de Lee Hrasner (1908-1984)
Óleo sobre contraplacado, 121,9 x 94 cm
MoMA, Nova Iorque

1949-H, de Clyfford Still (1904-1980)
Óleo sobre tela, 203,2 x 175,26 cm
Búfalo, Albright-Knox Art Gallery,
doação do artista em 1964

Noite de Finados, Nº. 2, de Bradley Walker Tomlin (1899-1953)
Óleo sobre tela, 121,9 x 81,3 cm
Washington, D.C., Colecção particular

Escavação, de Willem de Kooning (1904-1997)
Óleo e tinta de esmalte sobre tela, 206,2 x 257,3 cm
The Art Institute of Chicago, EUA

Mulher I, de Willem de Kooning (1904-1997)
Óleo sobre tela, 192,8 x 147,3 cm
MoMA, Nova Iorque

Cidade Uniersal, de Mark Tobey (1890-1976)
Aguarela sobre papel, montado em cartão prensado, 95,3 x 63,5 cm
Seattle Art Museum, Seattle, EUA

Saint Honoré, de Sam Francis (1923-1994)
Óleo sobre tela, 201 x 134,5 cm
Düsseldorf, K20 - Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen

Número 5 "parede vermelha", de Ad Reinhardt (1913-1967)
Óleo sobre tela, 203,2 x 106,7 cm
Corcoran Gallery of Art, Washington, D.C., EUA

Urbana Nº. 6, de Richard Diebenkorn (1922-1933)
Óleo sobre tela, 173,5 x 147 cm
Modern Art Museum of Fort Worth, Fort Worth, EUA

De Jackson Pollock, A Páscoa e o Toten
Óleo sobre tela, 208,6 x 147,3 cm
The Moma, Nova Iorque
Doação de Lee Krasner em memória de Jackson Pollock, 1980
Elegia à República Espenhola, Nº. 34
de Robert Motherwell
Óleo sobre tela, 203,2 x 254 cm
Albright-Knox Art Gallery, Búfalo, Estados Unidos

De Philip Guston, Para M
Óleo sobre tela , 193,99 x 183,52 cm
San Francisco Museum of Modern Art, São Francisco, Estados Unidos
Doação anónima
De Lee Krasner, Águia Careca
Óleo, papel e tela sobre linho, 195,6 x 130,8 cm
Colecção Audrey Irmas, Los Angeles, Estados Unidos

De Joan Mitchell, Cicuta
Óleo sobre tela, 231,1 x 203,2
Whitney Museum of American Art, Nova Iorque, Estados Unidos

De Helen Frankenthaler, Sete Tipos de Ambiguidade
Óleo sobre tela não preparada, 242,6 x 178,1 cm
Colecção Particular

De Adolph Gottlieb, Explosão I, 1957
Óleo sobre tela, 228 x 114 cm
Moma, Nova Iorque, Estados Unidos

Obre de Franz Kline, Sem título
Óleo sobre tela, 200 x 158 cm
Düsseldorf, K20 - Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen

Obra de Hans Hofmann, Pompeios
Óleo sobre tela, 214 x 132,7 cm
Tate Modern, Londres

Obra de Theodoros Stamos, Documenta II
Óleo e Acrílico sobre algodão, 174 x 176,3 cm
Colecção Particular

Fonte: Expressionismo Abstracto, Barbara Hess, TASCHEN

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