segunda-feira, 1 de novembro de 2010

John Constable






John Constable
1776-1837

Pintor Inglês.
O maior paisagista do século XIX




John Constable, pintor romântico inglês nasceu a 11 de Junho de 1776. Teve a sorte de ser filho de um moleiro de Suffolk, possuidor de moinhos de vento em East Bergholt e em Flatford e azenhas em Dedham. Constable costumava dizer aos conterrâneos: «Aquele espectáculo tornou-me pintor.»


Só aos vinte e três anos se matriculou na Royal Academy Schools, e apenas o admitiram em 1800. Exerciam influência nele, nessa época, os pintores holandeses do século XVII, o paisagista francês Gaspard Poussin e Richard Wilson, cujas obras copiou. As paisagens de Thomas Gainsborough também influenciaram a sua obra, o que o levava a dizer: «Imagino ver Gainsborough em todas as sebes e árvores.» Sir George Beaumont tornou-se seu amigo e permitiu-lhe que copiasse todos os quadros da sua colecção, mas as obras dos outros pintores tinham menos importância para Constable do que a própria Natureza. Em 1802, declarou estar «cansado de correr atrás das pinturas e de procurar a verdade em segunda mão», e dedicou-se com afinco a estudos laboriosos da Natureza.


Nos primeiros anos, pintou numerosos retratos.
Mary Freer

Senhora James Pulham

Ladies from the Family of Mr William Mason

Maria Bicknell, mais tarde Mrs John Constable
Tate Gallery, Londres

Em 1816, morre o pai de Constable, deixando o filho numa boa situação financeira. Nesse mesmo ano, Constable casa com Maria Bicknell contra a vontade da família da noiva. Foi uma união feliz, que durou até à morte de Maria A partir de então, pintou menos paisagens. As principais obras entre 1810 e 1820, foram paisagens de brilhante colorido, tais como A Baía de Weymouth.

A Baia de Weymouth, 1816
Londres, N.G.

De 1820 em diante, a sua obra começou a ser feita com mais cuidado. As nuvens constituíram sempre uma parte essencial da sua composição, mas agora tornavam-se ainda mais importantes, fazendo notar a influência exercida no seu estilo por Turner e Rubens, principalmente pelo quadro deste último O Castelo de Steen, que Constable, em 1823, estudou a fundo.

Estudo de Nuvens

Estudo para Pôr-do-Sol

Em 1824, apresentou no Salon de Paris O Carro de Feno e Vista de Stour, produzidos em 1821. Constituíram êxito retumbante e o artista recebeu uma medalha de ouro.

Carro de Feno (The Hay Wain)

Vista de Stour

A sua obra exerceu considerável influência na escola de Barbizon, em França, e no pintor romântico Eugène Delacroix.
Em1828, as dificuldades financeiras foram atenuadas com a herança do sogro. Nesse mesmo ano, ficou viúvo. Nos seus últimos trabalhos transparece uma certa serenidade, embora o pintor estivesse longe da serenidade, devido aos ataques constantes da imprensa. Quando finalmente foi eleito membro da Royal Academy, em 1829, essa honra tão tardia pouca satisfação lhe deu.
Constable morreu a 31 de Março de 1837 em Londres, mas o seu mérito só foi apreciado depois de, em 1888 a filha ter legado os trabalhos do artista ao Victoria and Albert Museum.


 Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Belas Artes, Grolier, Lda (7ª. Edição 1979)
Mais obras do Artista em http://www.john-constable.org/

1 comentário: