segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Meléndez






Meléndez
1716-1780


Pintor de naturezas-mortas na corte espanhola.






Luis Egidio Meléndez era filho de Francisco António Meléndez, pintor muito viajado. Na primeira metade do século XVIII, o pai esforçou-se por criar em Espanha uma academia para desenvolvimento e direcção da actividade artística, à maneira das que tinha visto noutros grandes centros artísticos da Europa. Em 1726, fez uma exposição ao rei sobre esse assunto, mas morreu imediatamente antes de ser fundada em Madrid, no ano de 1751, a Real Academia de San Fernando.
Luís Meléndez nasceu em 1716, em Nápoles. Muito novo ainda, o pai levou-o para Madrid. Recebeu do pai lições de pintura, juntamente com a irmã mais velha e o irmão mais novo, que vieram a ser miniaturistas. Mais tarde, mandaram-no a Roma estudar os grandes pintores italianos. Quando regressou a Espanha, ofereceu ao rei Carlos III dois quadros. A pedido do rei Fernando VI, ilustrou livros de coro a capela real, e, em 1773, pintou uma miniatura, A Sagrada Família.
Pintor prolífico produziu alguns retratos de grande efeito, mas quase toda a sua obra tratou de naturezas-mortas: frutos, vegetais e todos os utensílios de cozinha. De 1760 a 1772, pintou quarenta e quatro destas obras para uma sala do palácio real de Aranjuez, perto de Madrid.
O interesse de Meléndez em ilustrar e criar miniaturas é uma manifestação da precisão meticulosa que pôs em toda a sua obra. Criou um naturalismo tão impecável e tão diferente do que encontramos na obra do seu contemporâneo francês Jean-Baptiste-Siméon Chardin que, sem os tons quentes e os túrgidos volumes que usou, dar-nos-ia uma impressão de alheamento e indiferença.
Meléndez foi o maior de uma corrente de especialistas de naturezas-mortas que vinha já dos começos do século XVII em Madrid. Tem um lugar especial na história da pintura espanhola, dado que é contemporâneo da brilhante e promissora escola de Madrid, que terminou, no final do século XVIII, com o desaparecimento precoce dos seus membros e a ascensão de Goya.
Meléndez morreu em Madrid, em 1780.

Natureza morta com Frutos, 1776
Óleo sobre tela, 38 x 50 cm
Colecção Particular

Natureza Morta com Frutos e Jarra, 1773
Óleo sobre tela, 48 x 36,5 cm
Museu de Belas Artes, Bilbao, Espana

Natureza Morta com Peixes, 1772
Óleo sobre tela, 42 x 62 cm
Museu del Prado, Madrid, Espanha

Natureza Morta com Pão, Copo e Garfo, 1770
Óleo sobre tela, 49 x 37 cm
Museu del Prado, Madrid, Espanha

Natureza Morta com Pão e Figos, 1760
Óleo sobre tela, 37 x 49 cm
Museu do Louvre, Paris, França

Natureza Morta com Laranjas e Nozes, 1772
Óleo sobre tela, 61 x 81 cm
National Gallery, Londres, Inglaterra

Natureza Morta com Peras e Melão, 1770
Óleo sobre tela
Museum of Fine Arts, Boston, Estados Unidos

Natureza Morta com Presunto, Ovos e Pão, 1772
Museu do Prado, Madrid, Espanha

Natureza Morta com Salmão e Limão, 1772
Óleo sobre tela
Museo del Prado, Madrid, Espanha

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Belas Artes, Grolier, Lda. - 7ª. Edição 1979

2 comentários:

  1. Estupendo pintor.Los bodegones ó naturalezas-muertas son mis temas favoritos y estos que pones aquí son maravillosos.
    Feliz día.

    ResponderEliminar
  2. las pinturas parecen fotos!

    ResponderEliminar