terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Últimos dias da Exposição de Alberto Korda


Exposição Fotográfica de Alberto Korda – Conhecido Desconhecido


Numa iniciativa da Casa da América Latina e da Câmara Municipal de Lisboa, a exposição de fotografias de Alberto Korda, intitulada “Conhecido Desconhecido”, estará patente de dia 2 de Dezembro de 2009 até dia 31 de Janeiro de 2010, na Galeria Torreão Nascente (Edifício Cordoaria Nacional), em Lisboa.
A mostra apresentará as 200 obras de Korda (autor da fotografia de Che Guevara, intitulada Guerillero Heroico), em grande parte inéditas, “seleccionadas de entre milhares de fotogramas do autor e retiradas de arquivos pessoais de vários amigos e colaboradores.”

Alberto Korda nasceu em 1928 em La Havana (Cuba) e faleceu em 2001 em Paris (França).


Vienes quemando la brisa
con soles de primavera
para plantar la bandera
con la luz de tu sonrisa

Aquí se queda la clara,
La entrañable transparencia
De tu querida presencia,
Comandante Che Guevara.

Korda - Conhecido Desconhecido: o documentário

Alberto Korda é um dos fotógrafos mais eminentes do período revolucionário cubano, reconhecido sobretudo pela imagem de Che Guevara, "Guerrilheiro Heróico", que se tornou ícone, percorrendo mundo e gerações. Patente na Cordoaria Nacional, a exposição intitulada "Korda - Conhecido Desconhecido" faz uma visita exactamente por essas imagens mais emblemáticas tiradas pela câmara de Korda, mas também pelas facetas menos conhecidas do fotógrafo, permitindo o encontro com um artista completo e complexo. Pelas imagens tirada pela câmara de Korda entre 1958 e 1968 acedemos à história de um homem que se confunde com a história de um país.

Colando-se à proposta da exposição, o documentário realizado pela Videoteca Municipal, faz uma visita pelos tempos evocados por cada imagem de Korda. Seguindo as palavras e os passos de Cristina Vives, comissária da exposição, e com a participação de Diana Diaz, filha de Alberto Korda, e de José Figueroa, fotógrafo, em tempos assistente pessoal de Korda, o filme descobre uma história por detrás de cada fotografia, devolvendo a cada imagem, um universo.

É uma viagem. Que à medida que decorre se adensa, fixando-se e deixando-se levar por quem conhece bem as imagens, mas também pelas próprias fotografias, que por vezes são deixadas a falar por si, na sua força. E é um convite. A que quem vê o filme, se deixe levar nessa descoberta, e nessa viagem, e aí descubra Korda também.

A entrada é livre

VIDEOTECA MUNICIPAL
Largo do Calvário, nº 2 - 1300-113 LISBOA
Edifício da "Promotora" (a Alcântara) Telefone: 21. 361 02 20

Marcações Escolas: 21. 361 02 21Fax: 21. 361 02 22
e-mail: videoteca@cm-lisboa.pt

Data: 2010-01-31 Hora: 17:00

Local: Cordoaria Nacional - Galeria Torreão Nascente

Fontes:
Câmara Municipal de Lisboa
Cancão de Carlos Puebla

Sem comentários:

Enviar um comentário